Copa 2006

quarta-feira, maio 24, 2006

Togo

Somos a Tânia e a Renata nós temos 13 anos, o país sorteado para nós foi o Togo. Por isso nós vamos escrever sobre ele.
A República Togolesa está localizada a noroeste da África, ao sul de Burkina. Em seu território está presente a planície do Rio Oti, um dos mais importantes da região africana.
As condições climáticas do Togo são muito distintas, variando de acordo com a região. Isto se deve ao fato de o país apresentar um relevo bastante diferenciado. No sul, o clima é equatorial úmido, com estações chuvosas de outubro a novembro, enquanto no oeste o nível de precipitações é maior e o clima é tropical.
A classificação do Togo para a Copa do Mundo balançou as estruturas de forças do futebol africano. O pequeno país, localizado ao oeste do continente, estréia no cenário mundial após vencer um grupo que tinha seleções como Senegal e Zâmbia.
Os senegaleses foram sensação em 2002, chegando às quartas-de-final, e Zâmbia tinha altas expectativas sob o comando do ídolo Kalusha Bwalya, que fez história em uma goleada de 4 a 0 sobre a Itália nas Olimpíadas de 1988.
Na história do Togo, nenhum título relevante e apenas algumas presenças na Copa Africana das Nações. E ainda assim, foi a seleção comandada por um dos contemporâneos de Bwalya, o nigeriano Stephen Keshi, que conquistou a vaga para 2006. Keshi, que foi capitão na Nigéria na Copa de 1994, montou uma equipe vencedora com u grupo de jogadores sem expressão internacional.
O feito dos togoleses não pode, no entanto, mascarar fatos controversos ao longo da campanha. A vitória por 2 a 1 sobre Mali, em março, provocou uma série de tumultos na capital Bamako, incluindo a destruição de carros e saques de lojas. No começo de junho, a goleada de 4 a 1 Zâmbia ficou marcada por decisões polêmicas do árbitro marroquino a favor do Togo.

O resultado decisivo para a classificação foi o empate fora de casa contra Senagal, em junho, deixando o país em boas condições para se classificar. Uma conquista histórica para quem só tem um jogador de nível internacional - Emmanuel Adebayor, atacante do Mônaco. Adebayor assumiu a condição de líder e marcou 10 gols nas eliminatórias, terminando como artilheiro da zona africana.

Penúltimo no ranking FIFA entre os 32 participantes, o Togo espera apenas dificultar a vida de seus adversários. Superar a primeira fase é lucro.

CAIC Mariano Costa

6 Comments:

  • At 4:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    Nós gostamos muito do seu texto,achamos muito interessante. Nunca se esqueça o BRASIL vai ser sempre campeão.



    Thaiz,Priscila

     
  • At 3:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Tbm gostei mto do seu texto. Eu tive q fazer um trabalho mto parecido com esse. Mas antes de se lembrar que o brasil vai ser campeão lembre-se que esse ano tem eleição q é mto mais importante que a copa.

    Parabens

     
  • At 5:28 AM, Anonymous Anônimo said…

    Estamos fazendo uma pesquisa e, agradecemos pela ajuda assim ficou bem mais fácil fazer a pesquisa

    OBRIGADO!!

     
  • At 10:51 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olá,
    Agradeço por fazer esse trabalho, que ficou muito bom mesmo.
    Nós Estamos fazendo um trabalho identico ao seu.
    Obrigado pela pesquisa
    Vlw

     
  • At 3:53 AM, Anonymous Anônimo said…

    seu texto esta otimo parabemns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  • At 3:58 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olá... Aqui estamos nós novamente (Renata e Tânia)para agradecer os comentários deixados... Thaiz e Priscila: com certeza o Brasil vai ser sempre campeão!!!!!
    BRASIL... RUMO AO HEXA...
    Bruno: Com certeza a eleição é muito importante, mais a copa vem antes né? Então vamos aproveitar esse momento que é de 4 em 4 anos...
    Lucas e Marina: Com certeza com a nossa pesquisa vai ficar ótimo o trabalho de vocês...
    Os_feras: Identico? ah não vale...

    Bjus a todos... Comentem sempre...

     

Postar um comentário

<< Home