Copa 2006

sexta-feira, junho 23, 2006

Copa da França - 1938



A França foi escolhida para sediar a Copa de 38 sob protestos argentinos.
Jules Rimet, fundador da Fifa era francês e o sucesso comercial de Copa anterior motivou a decisão de manter o torneio na Europa e ignorar o rodízio dos continentes, apesar da eminência de uma nova guerra. Os argentinos, revoltados com a decisão, abandonaram a Copa. Colombia, Costa Rica, El Salvador, Guiana Holandesa, México e Uruguai foram solidários e não enviaram seus atletas à França. Do continente americano apenas Cuba e Brasil estiveram presentes na Copa de 1938.
Desde a primeira edição a Copa do Mundo foi um sucesso de público. As seleções de todo o mundo passaram a se interessar e a partir da Copa de 1938 foram necessárias eliminatórias para a fase final devido ao interesse massivo dos países. Para a Copa da França 36 países disputaram as 16 vagas da competição.
A política influenciou de vez a Copa: a Guerra Civil Espanhola, uma avant premiére da Segunda Guerra, mutilou a 'Fúria"; O público francês vaiava os jogadores italianos e alemães quando estes faziam as saudações fascistas; A squadra azzurra mudou seu uniforme para preto, cor oficial do fascimo; e no escudo alemão, a indefectível suástica.
Em 1938, a Áustria, que tinha seu melhor time em anos, foi anexada à Alemanha nazista. Mesmo com os jogadores cedidos, os alemães foram eliminados na primeira fase para a Suiça.O judeu Mathias Sindelar, um dos craques da extinta seleção austríaca, se recusou a defender uma seleção anti-semita. Sindelar cometeu suicídio após a Copa do Mundo.

O Brasil chegou em terceiro lugar e teve o artilheiro da competição. Leônidas da Silva fez até gol descalço nesta Copa. Na vitória de 6 a 5 sobre a Polônia a chuteira do "Diamante Negro" se arrebentou durante a partida.
Fonte: Duplipensar.net

Priscilla, Laissa – 7ª D
Escola Ada Sant´Anna da Silveira

2 Comments:

  • At 10:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    fico legal

     
  • At 10:37 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ficou muito legal

     

Postar um comentário

<< Home